segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Importante

O importante não é o que você nada, não é a velocidade com que nada, nem o quanto você nada, o importante é como você nada, é a experiência que vivencia a cada braçada. Anos de natação não fazem o bom nadador, nem a quantidade nadada, algo a mais é necessário. Sentir e compreender aquilo que se faz. O importante é a qualidade da atenção que se dá ao nado.

Lamento

Ao nadar me sinto livre.
Livre do mundo que vivo.
Longe de tudo e de todos.
Enquanto nado não penso,
apenas vivo o momento.
Momento de sensações
que se transformam em paz,
paz que se transforma em alegria,
alegria que é ilusão.
Ilusão de que só existe este momento.
Que o tempo parou.
Que a realidade fora dali é só minha imaginação.
Quando nado quero esquecer tudo que sou, tudo que vivo.
Quero ser parte da água,
me desmanchar e misturar a ela.
A água faz parte da minha vida
mas minha vida não faz parte dela,
pois se fizesse parte
não estaria aqui, escrevendo.
Lamento que não seja assim,
pelo menos posso viver minhas ilusões,
de vez em quando, quando nado.

Letras

Andar e nadar são parecidos até na escrita:
Usam as mesmas letras,
Os dois terminam com "dar",
É só inverter o "a" com o "n",
Que andar, vira nadar.

domingo, 30 de agosto de 2009

Liberdade

Para nadar bem é preciso se sentir livre. Livre para se movimentar como quiser, para experimentar, mudar, fazer diferente. Livre de conceitos, preconceitos e desejos, do medo de errar, de questionar.
A sensação de liberdade na água só se consegue quando nos entregamos a ela sem intenções e desejos, quando permitimos que ela nos conduza, no ritmo dela, quando relaxamos e respeitamos nossos limites, quando compreendemos que tudo que queremos fazer a água pode fazer por nós.

Mais que a força

Um motor potente sem uma boa aerodinâmica, sem bons pneus e
sem um bom piloto não fará um carro veloz. De nada adianta usar força para nadar se não consegue relaxar, alongar e deslizar. Quanto maior a força, maior deve ser o relaxamento, o alongamento e o deslize. Quem valoriza a força mais do que o necessário acaba desprezando o que realmente é mais importante.

sábado, 29 de agosto de 2009

Mudanças

Para melhorar seu nado você deve mudar seu jeito de nadar, para mudar seu jeito de nadar você deve mudar sua forma de pensar, para mudar sua forma de pensar
você deve acreditar que pode ser melhor.
Mude a forma de pensar e mudará a forma de agir. Assim começam as mudanças,
de dentro para fora. Querer mudar sua natação antes de mudar sua forma de pensar é como querer rezar sem ter fé.

Como melhorar?

Somos resistentes às mudanças. preferimos nos acomodar, temos medo do desconhecido, somos orgulhosos. Ainda assim queremos melhorar o que fazemos. Isto é incompatível, só podemos melhorar algo quando há mudanças, quando não nos acomodamos, quando trocamos o medo pela esperança e quando deixamos o orgulho de lado.
Melhorar é fazer diferente, é sair da inércia, é não ter medo de experimentar, é ser humilde e se fazer de aprendiz.

Sonho

Muitas vezes sonho que estou nadando. Nestes sonhos sempre nado o Golfinho.
Estou sempre nadando numa leveza e tranqüilidade incomum, mais incomum ainda é o local onde nado. Nunca estou numa piscina, nem no mar ou água alguma,
as vezes estou em alguma rua, ou num grande pátio. Fico parado, em pé, de repente uma leve brisa começa a tocar meu rosto, nesse momento inclino meu corpo à frente, mergulho suavemente no ar e começo a voar/nadar. Meu corpo fica mais ou menos a um metro e meio do chão, as vezes percorro pequenos trechos, paro e começo de novo. Costumo falar para meus alunos que nado porque não sei voar mas nos meus sonhos eu nado voando.

Minha natação

A água não é um obstáculo a ser vencido nem o cronômetro é um cobrador de resultados e as pessoas que nadam ao meu lado não são adversários. A água é um elemento da natureza, o cronômetro é um objeto que marca o tempo e as pessoas são pessoas nadando.
A água, o cronômetro e as pessoas são o que desejamos que sejam para nós. O que você deseja que eles sejam? Para mim, a água é apenas a água, o cronômetro é apenas um cronômetro e as pessoas, nada mais que pessoas.
Não luto com a água, não desafio o tempo, não compito com as pessoas. Por não lutar com a água nado sem fazer força, por não desafiar o tempo o cronômetro não me escraviza, por não competir com as pessoas não me sinto desafiado.
Gosto de nadar assim. Nado em paz. A minha natação não é para os outros, é para mim.

Momentos

Tem momentos em que a natação é tudo:
é exercício para o corpo,
é exercício para a mente,
é filosofia, é arte,
é meditação, é paz,
é minha paixão, minha vida.
Tem momentos em que tudo é natação:
meu jeito de pensar,
meu jeito de agir,
meu jeito de ser, aprendi...
...nadando!?
Em outros momentos a natação não é nada:
não é exercício para o corpo, nem para a mente,
não é filosofia, nem arte,
não é meditação, nem paz,
não é minha paixão, nem minha vida,
é apenas natação, nada mais.
Em outros momentos ainda, o nada é natação:
fazer nada para relaxar;
fazer nada para alongar;
fazer nada para deslizar;
fazer nada para flutuar;
fazer nada...
...assim se nada.
São momentos que se revezam,
as vezes inconstantes,
as vezes a cada instante,
as vezes são únicos,
outras vezes são um.

Nadando golfinho (borboleta)

Começo a nadar. Logo procuro o ritmo perfeito. Sinto meu corpo cada vez mais relaxado, a respiração tranqüiliza. Meu corpo parece ir sozinho.
Encontro tal ritmo e nado sem esforço algum, meu corpo sobe pelo impuxo da água, mergulha pela ação da gravidade, meus braços passam pela água sem força, minhas pernas estão soltas, braços e pernas acompanham o movimento do corpo.
Nado sem pensar em nada, meus olhos ficam serrados, só escuto minha respiração e o barulho da água, tenho a impressão de estar cochilando.
Sinto cada parte do meu corpo, ao mesmo tempo pareço não estar ali.
Ao subir para respirar olho rasteiro a superfície da água, vejo um horizonte de água à minha frente,
pareço estar viajando, atravessando o oceano, tenho a sensação de ter incorporado o espírito de uma baleia como se pudesse experimentar, sentir o que ela sente, ver através de seus olhos enquanto nada tranqüila e serena sobre a superfície do mar tão calmo quanto ela. Não da vontade de parar.

Nadar e Meditar

Natação também é meditação, é meditação em movimento. A mente deve estar livre de qualquer pensamento.A atenção voltada para o momento presente, não no passado, nem no futuro. O importante é o agora. Devemos estar atentos as nossas sensações, sem preconceitos, abertos a modificações. Devemos sempre procurar a naturalidade dos movimentos, sentir e fazer com soltura é o caminho para nadar cada vez melhor.

Nadar bem é...

...Nadar livre de toda tensão desnecessária.
...Relaxar, alongar e deslizar.
...Harmonia nos movimentos.
...Nadar no ritmo perfeito.
...Se sentir leve ao nadar.
...Conhecer a metafísica da natação.
...Ter prazer em nadar, extasiar.
...Crer em algo a mais.
...Ser feliz e nadar em paz.

Nadar bem e andar

Nadar não é diferente de andar, andar tem ritmo, tem descontração, tem balanço, nadar bem também tem. Andar é coordenação de movimentos, é dominar suas próprias ações, é ser livre para se movimentar, nadar bem também é. Andar não cansa, não agride, não estressa, nadar bem também não. Andar se faz com o mínimo esforço para se deslocar, se faz sem regras pré-estabelecidas, se faz com naturalidade, nadar bem também assim se faz.
Observe como anda e saberá como deve nadar.

Nadar com prazer

Tem gente que nada rápido, mas não com prazer. Tem gente que nada com prazer, mas não rápido.Tem poucos que fazem os dois e tem muitos que não fazem nenhum. Nadar rápido e nadar com prazer são princípios diferentes para a mesma atividade.Tem muita gente que tem prazer em ser rápido, mas não encontra prazer no próprio ato de nadar.

Nado Perfeito

Harmonia nos movimentos..Fazer muito, com pouco.
Nos movimentos, harmonia com a água..Pouco barulho, pouca agitação.
Suave e tranquilo para quem o vê, leve e relaxado, alongado e firme para quem o faz. Nadar com soltura. O corpo se torna uma única peça, tudo interligado. Suaves curvas fazem as juntas. Assim é o nado perfeito.

Não gostar

Gostamos daquilo que sabemos fazer, mas não daquilo que não sabemos fazer. Gostamos daquilo que temos facilidade em fazer, mas não daquilo que temos dificuldade em fazer. Não estar gostando de um nado é sinal de falha no aprendizado. Aprendendo a nadar "corretamente" acabará este preconceito.

O meu eu e o meu nadar

O meu jeito de nadar é expressão do meu jeito de ser, assim como o meu jeito de ser é expressão do meu jeito de nadar. O meu jeito de ser e o meu jeito de nadar são expressões um do outro. Não poderia ser diferente, afinal, sou um só, por isso ao nadar expomos parte do que somos.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

O meu mestre

Na faculdade aprendi com os professores, depois aprendi com os livros e outros profissionais. Mesmo com tantos estudos sentia que ainda faltava algo. Percebi que se quisesse aprender mais deveria ir direto a fonte: A água. Abri minha mente e abri mão de tudo que havia aprendido anteriormente, livrei-me dos conceitos e preconceitos arraigados em mim por outros, esvaziei-me, comecei do zero. Ao entrar na água me isolava do mundo, sentia-me longe de tudo e de todos, era eu e a água, a água e eu. Experimentei nadar de várias maneiras durante muitos anos. Era professor e aluno ao mesmo tempo. Pesquisador e pesquisado. Cientista e cobaia de mim mesmo. Descobri que nada é exatamente como muitos falam e ensinam. Só passando por uma profunda experiência é que se compreende isso. Reaprendi e reinventei os nados. Mesmo depois de muitos anos, cada vez que entro na água, vou descobrindo coisas e assim continuo aprendendo. A água se tornou meu mestre. Que outro mestre melhor haverá para a natação? Entreguei-me a água de corpo e alma, e ao fazer isso passei a ver o que eu não via, ouvir o que não ouvia e sentir o que não sentia. No começo era só confusão, mas depois veio a compreensão.

O movimento seguinte

Não se preocupe com o movimento seguinte. Preste atenção em que faz no exato momento. Pensar em um movimento fazendo outro
não fará bem nenhum deles. A perfeita execução do movimento seguinte
depende da boa execução do movimento presente. O movimento de agora é conseqüência do que se fez no movimento anterior.

O prazer de nadar

Escorregar mansamente pela superfície da água.
Ser sustentado pelo imenso colchão d'água.
Se sentir leve e se movimentar sem cansar.
É quase que estar voando.
Pensando bem, eu nado porque não posso voar.
Se soltar e não afundar. Flutuar
Escorregar mansamente. Deslizar
Movimentar sem esforço. Relaxar e alongar
É nisto que se resume "o prazer de nadar”

A perfeição através da não-intervensão

Quando estudamos a natação, aprendemos muitas técnicas.
Quando seguimos o Caminho, aprendemos a fazer cada vez menos,
e quanto menos fazemos, mais a água faz por nós.
É através da não-intervensão que nos aproximamos da perfeição.
Quanto mais interferimos, mais nos distanciamos da essência da natação.

Oração antes de nadar

Espírito da água, neste momento entrego-me a ti de corpo e alma para que possa me conduzir da melhor forma. Creio em ti para alcançar a verdadeira sabedoria e fazer da minha natação a Arte de Nadar. Lave minha mente para que possa sentir toda plenitude deste contato. Purifique minha alma para que possa elevar meu espírito junto ao seu e assim estar mais próximo de Deus, transformando o meu nadar num ato sagrado.

Paciência

A Sabedoria vem com o tempo e a paciência vem com a sabedoria.
Paciência é qualidade necessária. Se pratica e se desenvolve.
Com paciência se alcança. Facíl de entender, difícil de praticar.
Temos pressa de aprender. Não esperamos. Logo desistimos.
É preciso compreender que nadar bem são anos de prática consciente.
A falta de paciência interrompe o processo e o desenvolvimento do nado e assim passamos a nadar do mesmo jeito todos os dias.
Nadar com calma. Esperar a hora certa. Ela chegará.
Paciência para meditar enquanto nada. Como estou nadando? Assim percebe tensões e movimentos e desenvolve profundo conhecimento sobre a água, Sobre si mesmo e a relação entre os dois.

Sem esforço

Não é se esforçando que se nada muitos metros. Fazer esforço cansa,
assim nada-se menos. O que faz nadar muitos metros é deixar de fazer esforço. Sem esforço não se cansa, assim nada-se mais.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Prioridade

Primeiro aprenda a nadar bem e depois, se quiser, adquira força.Isso  resultará em nadar bem com velocidade.
Para nadar bem é necessário relaxar, alongar e deslizar. Para nadar rápido é necessário relaxar, alongar, deslizar e fazer força.
Priorizar a força para nadar não é o melhor caminho, pois uma das coisas para se nadar bem é justamente aprender a nadar sem usar força, para depois aprender a usá-la com eficiência.

Quando a dualidade desaparece

Interagir, integrar-se, entregar-se. Tornar-se um só com a água. A dualidade entre o ser e a água desaparece. O ser se torna parte da água.
Compreende e vive em harmonia com ela. Não a teme, mas a respeita, pois a conhece profundamente. Sabe de suas propriedades, sua força, sua sutileza e age de acordo com isso, assim nada com prazer, sem esforço e a natação torna-se algo muito além de um esporte.

Quanto menos melhor

Quanto melhor minha pernada menos pernadas preciso dar.
Quanto melhor minha braçada menos braçadas preciso dar.
Quanto melhor meu nado menos preciso me movimentar.
Quanto mais aperfeiçôo meus movimentos menos preciso deles.

Questão de força

Nado muitos metros de golfinho, e às vezes me perguntam como se consegue isso, respondo que é questão de força. Quanto menos força faço, mais consigo nadar.

Realidades

Na natação é preciso sentir e experimentar. Só vivenciando é que passamos a crer verdadeiramente em algo. Más aquilo em que acreditamos por experiência é apenas a nossa realidade. Cada um tem a sua de acordo com suas vivências. Devemos crer que existam realidades melhores que as nossas, buscá-las até encontra-lás e compreende-las de acordo com nossas experiências.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Regras na natação

As pessoas querem regras para nadar bem, mas estas regras deixam-nas presas para nadar. É preciso estar livre de movimentos pré estabelecidos e esta liberdade se consegue quando compreendemos que nadar bem nada mais é que nadar de forma natural e que a forma natural de nadar parte de dois principios: Relaxar e alongar.
Regras foram feitas para impor conceitos por quem e para quem não compreende a natureza dos nados. Quem conhece a natureza não precisa de regras. Seguir a natureza nos torna parte da água. As regras são artifícios que nos afastam dela. O ser humano quer dominar a natureza,
enquanto deveria apenas querer compreende-la e nadar em harmonia com a água.
Muitos são conhecedores de regras, mas não conhecem a natureza.
Vivem na superficialidade achando que são profundos conhecedores.
Poucos compreendem a natureza e ensinam através dela, sem regras.
Para fazer a coisa certa não é necessário regras, apenas consciência e vivência do que é natural.
Seguir regras é tentar fazer a coisa certa de forma artificial, por mais que se dedique sempre estará faltando algo. Devemos procurar ir além das regras e encontrar a natureza das coisas. Para quem conhece a natureza a única regra que deve existir é a regra de não seguir regras.

sábado, 22 de agosto de 2009

Reinventando os nados

Cada nado deve ser redescoberto e reiventado por cada um de nós.
Apartir dos princípios essênciais e naturais de relaxar e alongar, e
apoiados na mecânica de cada nado, devemos redefinir os padrões e adaptá-los para nós de acorco com nossas vivências, sensações de bem estar e eficiência do nado.
Devemos ultrapassar a barreira da lógica e confiar mais no que estamos sentindo.
Redescobrir e reinventar os nados é ter a coragem de assumir o que estamos sentindo em detrimento do que é imposto como padrão. É abusar da criatividade e explorar todas as possibilidades.

Ritmo Perfeito

No ritmo perfeito se encontra o prazer de nadar.

Cada um deve encontrar seu próprio ritmo de nadar, aquele que se possa respirar sem sentir falta de ar. Ritmo em que o corpo movimente sem esforço e assim permanecer. No ritmo perfeito não há pressa em chegar, não há preocupação em ser rápido, nem preocupação com a velocidade dos outros. O importante é estar se sentindo bem a cada momento do nado.

Seqüência

Primeiro nado observando o que faço, depois nado questionando o que faço, em seguida nado experimentando mudar o que faço, assim vou melhorando minha natação. Faço isso sempre que nado.

Sentir

Sinta o relaxamento, o deslize, o não-esforço, o alongamento. Sinta seu nado.
Sinta a água, seu corpo, sua respiração, seu coração. Valorize o que sente.
Sinta prazer, paz, alegria, liberdade. Sinta cada vez mais.
Nadar bem depende do que sentimos e de como nos sentimos ao nadar.

Tensão e medo

Se você fica tenso para não errar o alvo, certamente errará.
Se você tem medo de cair, certamente cairá.
Se você tem medo de não conseguir, certamente não conseguirá.
Na natação também é assim. Se você tem medo de afundar, certamente afundará.
Se você fica tenso para nadar bem, certamente não nadará bem.
A tensão e o medo causam justamente o contrário daquilo que desejamos.

Velocidade

Andar é diferente de correr, assim como nadar é diferente de nadar rápido. Pessoas analisam nadadores em alta velocidade, querem copiar seus nados para si ou para outros. Isso nunca funcionará de verdade.
Mesmo nadadores de alto nível nadam diferente quando estão em velocidades diferentes, mas não fazem isso de propósito. Ao acelerar o nado ocorrem alterações na flutuação e na amplitude dos movimentos.
Isso ocorre de forma natural, nunca intencional.

Você e eu

Só se você pensar como eu penso.
Sentir como eu sinto.
Ver o mundo como eu vejo.
Compreender o que eu compreendo.
Então, só então, nossos nados serão parecidos.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Aprendendo o não-fazer

Em vez de pensar em como fazer procuro um jeito para desfazer.
Estar fazendo algo demais é estar se esforçando a mais.
Quando aprendo a relaxar descubro o que eliminar, as vezes movimentos exagerados, outras vezes músculos tencionados.
O desnecessário sendo eliminado, mais perfeito se torna meu nado.

Afundar para flutuar

Tem gente que ao nadar tira os pés da água, deixa a cabeça mais fora do que dentro, eleva o corpo, braços e mãos mais que o necessário acima da superfície.
Quanto mais afastamos o corpo ou parte dele da superfície da água maior é o esforço para nadar. O corpo deve ficar afundado o suficiente para que possa flutuar. Como os icebergs.

A volta

Ficar muito tempo sem nadar, voltar e nadar sem se cansar. Para isso o melhor é começar bem devagar.
Se quer nadar determinada quantidade não ligue para o tempo.
Se quer nadar durante certo tempo não ligue para a quantidade.
Tenha paciência e faça tudo bem lento, assim, conseguirá nadar a desejada quantidade ou tempo.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

A Verdade na natação

A minha verdade pode ser diferente da sua. Você não está errado, e eu também não. São vivências diferentes ou estamos em tempos diferentes.
Alguém mais adiantado, alguém mais atrasado. A minha verdade de ontem já não é a mesma de hoje, amanhã, a minha verdade também não será a mesma de hoje. As nossas verdades mudam conforme procuramos por elas, sempre que chagamos perto, elas mudam. A verdade é relativa ao tempo e desenvolvimento de cada um. A verdade de hoje do sábio é a do homem comum amanhã, o sábio compreende isso, por isso não discute.
"O homem comum conhece uma verdade, o sábio não conhece nenhuma."

sábado, 15 de agosto de 2009

A técnica

Alongar e relaxar, esta é a essência de toda técnica de nadar. Na verdade não é preciso técnica nenhuma quando se conhece este princípio.
Alongar e relaxar é a própria técnica, é a técnica natural de nadar.
Qualquer outra técnica é apenas extensão deste princípio.
Qualquer outra técnica que não tenha este princípio como origem
é falta de compreensão da essência da natação.

A matemática da natação

Flutuação = Relaxamento / densidade
Posição do corpo = Alongamento x Relaxamento
Deslize = (Impulso x Flutuação) + Posição do corpo
Eficiência do nado = Deslize / Esforço
Resistência da água = Velocidade / Posição do corpo
Prazer de nadar = Eficiência do nado / Ritmo respiratório
O Prazer de nadar é inversamente proporcional ao Ritmo respiratório

A busca maior

Nadar rápido é preciso treino, nadar bem é preciso compreensão.
Pode-se nadar a vida toda e mesmo assim não ter a compreensão para nadar bem.
Nadar rápido vem de fora, nadar bem vem de dentro.
Nadar rápido faz bem para o ego, nadar bem é bom para a alma.
Nadar rápido não faz nadar bem mas nadar bem faz nadar rápido.
Acima de tudo a natação é uma arte, a arte de se deslocar na água.
A velocidade, quantidade e condicionamento físico deveriam ser apenas conseqüência de querer nadar bem, que é a busca maior, o auto-conhecimento, assim como em todas as formas de arte.

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